Kuczynski tem vantagem de 39.201 votos próximo do fim da apuração no Peru

Lima, 9 jun (EFE).- O economista Pedro Pablo Kuczynski tem uma vantagem de 39.201 votos sobre seu rival Keiko Fujimori, com a apuração das eleições presidenciais de domingo no Peru próxima do fim.

Com 99,56% das urnas contabilizadas das 99,99 % processadas, Kuczynski, de 77 anos, tem 50,11% dos votos contra 49,88% de Keiko Fujimori, filha do ex-presidente Alberto Fujimori.

De acordo com o reporte do Escritório Nacional de Processos Eleitorais (ONPE), Kuczynski recebeu 8.569.472 votos e Fujimori 8.530.271 votos.

A ONPE informou que falta contabilizar os votos de 332 urnas, que estão sendo apuradas pelos júris eleitorais especiais, e sete urnas de eleitores no vale dos rios Apurímac, Jan e Mantaro (VRAEM), que ainda não puderam ser levadas a Lima por medidas de segurança.

Nas fileiras de Kuczynski, o triunfo é tratado com certeza, mas o candidato presidencial está à espera da conclusão da apuração para se pronunciar.

Enquanto termina a apuração, a equipe de Kuczynski se prepara para formar uma comissão técnica para o processo de transferência de governo.

O presidente eleito das urnas tomará posse em 28 de julho, quando finalizar o mandato do atual governante, Ollanta Humala. EFE.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos