Tailândia celebra 70° aniversário do acesso do rei Bhumibol ao trono

Bangcoc, 9 jun (EFE).- A Tailândia celebra nesta quinta-feira o 70° aniversário do acesso ao trono do rei Bhumibol Adulyadej, de 88 anos e o chefe de Estado que está há mais tempo no cargo no mundo, em meio a uma crescente preocupação por seu delicado estado de saúde.

Os atos começaram no Palácio Real de Bangcoc, onde 770 monges receberam oferendas de membros do governo, do parlamento e da cúpula das Forças Armadas, em uma ação dirigida a obter mérito para o soberano de acordo com a crença budista.

Atos parecidos ocorreram em delegações provinciais, Prefeituras e escritórios de distrito de todo o país, seguidos por milhares de cidadãos que usavam camisetas amarelas, a cor associada ao monarca.

Bhumibol chegou ao trono em 1946, mas não foi coroado até 5 de maio de 1950, uma semana após se casar com a rainha Sirikit, prima de segundo grau, segundo uma biografia oficial.

Ele é o único rei que a maioria dos tailandeses conheceu, que o têm como um ser semidivino, símbolo unidade e guia da nação.

O aniversário é celebrado com o rei internado no hospital Siriraj de Bangcoc, onde passou a maior parte dos últimos dez anos, e do qual saiu em contadas ocasiões.

Sua última aparição pública foi em 11 de janeiro para fazer uma breve visita ao palácio Chitralada da capital.

Em comunicado emitido nesta terça-feira, o Escritório da Casa Real indicou que o monarca "melhora de maneira satisfatória" após ser tratado por complicações cardíacas detectadas na semana passada, dias depois que foi tratado por hidrocefalia.

O estado de saúde de Bhumibol é um assunto tabu no país devido à lei de lesada altivez, que blinda a Casa Real contra todos os tipos de acusações e comentários.

Desde que o Exército tomou o poder após um golpe de estado em maio de 2014, se multiplicaram os casos por este crime que é castigado com até 15 anos de prisão.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos