Keiko Fujimori reconhece derrota nas eleições no Peru

Em Lima (Peru)

  • Xinhua/Eddy Ramos/Andina

    9.jun.2016 - Mariano Cucho, representante do órgão eleitoral no Peru, anuncia o resultado das eleições: 50,1% dos votos para Pedro Pablo Kuczynski e 49,88% para Keiko Fujimori

    9.jun.2016 - Mariano Cucho, representante do órgão eleitoral no Peru, anuncia o resultado das eleições: 50,1% dos votos para Pedro Pablo Kuczynski e 49,88% para Keiko Fujimori

Keiko Fujimori reconheceu nesta sexta-feira (10) sua derrota no segundo turno das eleições presidenciais, no último domingo, no Peru, para Pedro Pablo Kunczyski, que conquistou 50,12% dos votos contra seus 49,87%. Keiko é filha do ex-presidente Alberto Fujimori.

"Aceitamos este resultado ainda existindo várias atas [de fechamento de urnas] pendentes de serem resolvidas perante o Tribunal Nacional de Eleições", disse Keiko em pronunciamento.

A líder do partido Força Popular aproveitou para desejar "muita sorte a Pedro Pablo Kuczynski e seus aliados de campanha", mas ressaltou que estará atenta a sua gestão no governo, em seu papel de oposição.

Rodeada pelos 73 legisladores eleitos de seu partido, Keiko Fujimori disse que ela e sua legenda aceitam os resultados "porque somos uma organização política séria e por respeito ao povo".

"Seremos uma oposição responsável, que pensará sempre no futuro de nosso país, tendo como linha matriz representar o sentimento de mais de 8,5 milhões de peruanos que nos confiaram seus votos", destacou.

"Tenham a plena segurança de que não vamos lhes decepcionar", disse Keiko, diante de uma imagem com a bandeira do país, com a frase "Obrigado, Peru!".

A filha de Fujimori salientou que "no segundo turno se somaram o poder político do governo que se vai, o poder econômico e o poder midiático", e que "o país foi testemunha de uma campanha que promoveu o enfrentamento entre peruanos".

A ex-candidata destacou que seu partido é agora o "maior do Peru", com 73 representantes eleitos no Congresso, o que qualificou de "resultado histórico do qual nos sentimos muito orgulhosos".

"O nosso é um projeto nacional com visão de futuro. Nestes cinco anos se sentirá ainda mais a presença política de nosso partido", prometeu.

De acordo com o último boletim do Escritório Nacional de Processos Eleitorais (ONPE), Keiko Fujimori obteve 8.547.845 de votos, enquanto o presidente eleito ganhou com 8.589.529, com a contabilização de 99,95% das atas eleitorais de um total de 100% processadas.

A ONPE acrescentou que resta contabilizar 34 atas observadas que equivalem a 0,04% da votação total.

Quem é o novo presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski?

  •  

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos