Terremoto atinge Nicarágua e deixa ao menos 11 casas danificadas

Manágua, 9 jun (EFE).- Um terremoto de magnitude 6,1 na escala Richter sacudiu nesta quinta-feira a Nicarágua e deixou pelo menos 11 casas danificadas, além de uma paróquia, mas, por enquanto, não há informações sobre vítimas, segundo as autoridades.

O sismo, que foi sentido com força no oeste da Nicarágua, deixou quatro casas danificadas em Puerto Morazán, quatro em Chinandega, e três em Somotillo, todos estes municípios do departamento de Chinandega, no noroeste do país, disse a coordenadora do Conselho de Comunicação e Cidadania, Rosario Murillo, ao ler um relatório.

Além disso, o tremor provocou o colapso de algumas paredes em uma paróquia católica no departamento de Chinandega.

Rosario afirmou que ocorreram oito réplicas após o forte sismo e pediu à população que mantenha a calma.

O forte tremor foi registrado às 21h25 locais (0h25 de Brasília da sexta-feira) e seu epicentro foi localizado em terra firme, 22 quilômetros ao noroeste do vulcão San Cristóbal, no departamento de Chinandega, detalhou o Instituto Nicaraguense de Estudos Territoriais (Ineter).

O sismólogo do Ineter, José Acosta, precisou que o movimento telúrico aconteceu a uma profundidade de 2,3 quilômetros, por isso foi sentido no litoral oeste e causou alarme entre a população.

Segundo Rosario Murillo, o forte tremor foi percebido "quase em todo o país" e provocou queda das comunicações dos telefones celulares e de eletricidade em alguns lugares próximos do epicentro.

O Serviço Geológico Nacional dos Estados Unidos (USGS, sigla em inglês) havia informado anteriormente que pelo menos três terremotos tinham atingido o noroeste da Nicarágua, de magnitudes 6,1, 5,1 e 4,6, e a uma profundidade de dez quilômetros.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos