Empresas de tecnologia encorajarão mais jovens a votar no Japão

Tóquio, 12 jun (EFE).- Empresas de tecnologia como Yahoo! e Facebook encorajarão os mais jovens através de campanhas a votar nas próximas eleições de julho no Japão, depois de a idade de voto ter sido baixada de 20 para 18 anos.

Nas eleições para a Câmara Alta do Parlamento japonês, que acontecem em 10 julho, cerca de 2,4 milhões de jovens de 18 e 19 anos poderão votar pela primeira vez, após uma recente reforma da lei eleitoral aprovada no ano passado.

O Yahoo! Japão lançará um site com os 20 temas que mais podem interessar aos novos eleitores para ajudá-los a decidir que partido apoiar, informou neste domingo a emissora pública "NHK".

Entre eles, condições trabalhistas, políticas fiscais e a reforma da constituição pacifista do Japão.

Os jovens poderão assinalar as posturas que se ajustam mais ao que pensam e o site lhes indicará com que partido compartilham mais pontos de vistas.

A rede social Facebook enviará uma mensagem no dia das eleições a todos seus membros de 18 e 19 anos para lembrá-los que têm direito a participar.

Katie Harbath, diretora de Política Global do Facebook, explicou em declarações a "NHK" que "as gerações mais jovens têm mais possibilidades de se animar a votar quando sabem 'on line' que seus amigos vão votar também".

Espera-se que outras companhias tecnológicas como Cyber Agent e o serviço de mensagem Line, ambas muito populares entre os mais jovens no Japão, realizem iniciativas similares.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos