Exército iraquiano arrebata aldeia controlada pelo EI perto de Mossul

(Atualiza com a tomada de uma aldeia importante)

Mossul (Iraque), 12 jun (EFE).- O Exército iraquiano arrebatou do grupo terrorista Estado Islâmico (EI), ao qual causou 25 baixas, uma importante cidade, pouco depois do início neste domingo de uma ofensiva para tomar o controle de várias aldeias situada ao sul de Mossul, no norte do Iraque, informou um comunicado militar.

O porta-voz do Comando de Operações para a Libertação da província de Ninawa, da qual Mossul é sua capital, o coronel Fares Sabri, informou à Agência Efe que as tropas conseguiram libertar a aldeia de Jaraeb Yabar, perto do rio Tigre.

O coronel Sabri explicou que a operação conta com a participação do Exército curdo "peshmerga" e da milícia sunita Multidão dos Clãs, assim como com a cobertura aérea da coalizão internacional, liderada pelos EUA.

A cidade recuperada, acrescentou o coronel Sabri, está situada no município de Al Qayara e próxima à cidade homônima, é "estratégica e importante".

Uma brigada de blindados cercou Jaraeb Yabar e depois as tropas invadiram a aldeia, onde as operações causaram a morte de 25 jihadistas.

A coalizão internacional efetuou antes do início da campanha terrestre bombardeios contra posições do EI, nos quais foram destruídas duas fábricas de explosivos, quatro carros-bomba e a sede do EI na população de Al Hash Ali.

A esta cidade, uma das mais importantes da zona, se dirigem agora as tropas, segundo o porta-voz militar.

Atualidade há em curso várias ofensivas militares das tropas iraquianas e curdas, apoiadas pela coalizão internacional, para expulsar o EI de Ninawa.

O objetivo é recuperar o controle Mossul, principal reduto do EI no Iraque desde que em junho de 2014 o grupo declarou um califado nos territórios iraquianos e sírios que estão sob seu domínio.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos