Atentado com carro-bomba deixa 9 feridos no leste da Turquia

Ancara, 13 jun (EFE).- Pelo menos nove pessoas ficaram feridas em um atentado com carro-bomba cometido nesta segunda-feira em uma cidade do leste da Turquia, informou o jornal "Hürriyet".

O carro bomba explodiu por volta de meio-dia perto das casas dos funcionários que trabalham no Palácio de Justiça de Ovacik, uma cidade da província de Tunceli.

A explosão causou um incêndio nos imóveis e vários caminhões de bombeiros e ambulâncias já chegaram ao local do atentado.

Todos os feridos já foram hospitalizados e, segundo as primeiras informações, três deles estariam em estado crítico.

Nos últimos meses a Turquia foi palco de vários atentados com carro-bomba, reivindicados pelos grupos armados Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) e Falcões da Liberdade do Curdistão (TAK).

Esta última organização se responsabilizou por um atentado suicida com carro-bomba cometido na terça-feira passada em Istambul contra um ônibus policial, que deixou 11 mortos e 36 feridos.

O PKK, por sua vez, se atribuiu outro atentado suicida com carro-bomba contra uma delegacia de polícia na cidade de Midyat, no qual na quarta-feira morreram cinco pessoas.

O TAK se apresenta como uma cisão mais radical do PKK, qualificado de organização terrorista por Turquia, Estados Unidos e a União Europeia.

Outros analistas assinalam que o TAK é uma simples emanação do PKK, utilizada para reivindicar atentados que poderiam manchar a imagem dessa guerrilha, como os que provocam a morte de civis.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos