Homem é preso na França por relação com detido na Ucrânia com um arsenal

Paris, 13 jun (EFE).- A polícia da França prendeu nesta segunda-feira em Stainville um homem vinculado ao cidadão francês detido no último dia 21 de maio na Ucrânia com um arsenal e a suposta intenção de cometer um atentado em seu país durante a Eurocopa.

Segundo informam os jornais "Le Parisien" e "L'Est Republicaine", o novo detido é um agricultor de 40 anos identificado como Eric G.

Trata-se de um homem relacionado com Grégoire Moutaux, francês de 25 anos detido pelos serviços secretos ucranianos quando tentava entrar na Polônia com cinco fuzis de assalto, munição, dois lança-granadas antitanque com 18 projéteis, 125 quilos de TNT, 100 detonadores e 20 capuzes.

As autoridades ucranianas, que anunciaram a detenção de Montaux no último dia 6 de junho, asseguraram que este teria confessado que tinha intenção de cometer um atentado durante a Eurocopa contra "uma mesquita, uma sinagoga, uma instituição de arrecadação de impostos, instalações de controle sobre as estradas e muitos outros lugares".

Até agora, as autoridades francesas não abriram uma investigação contra Moutaux por terrorismo e as investigações, que se limitam ao tráfico de armas, recaem sobre a Polícia Judicial de Nancy, na região onde está domiciliado.

"Este segundo suspeito tinha sido abordado pelas autoridades na companhia desse jovem francês detido na Ucrânia, no mês de julho de 2014, quando se encontravam juntos na fronteira entre Ucrânia e Polônia", declarou ao "Le Parisien" uma fonte próxima à investigação.

A mesma fonte acrescentou que ambos são próximos a movimentos de "extrema direita radical, principalmente a Renoveau Français, uma facção nacionalista, católica e contrarrevolucionária".

Por sua vez, o jornal local "L'Est Républicaine" informou que a detenção do segundo suspeito responde à necessidade de praticar "verificações" no curso da investigação.

"É uma pista que precisava ser verificada, porque estavam em contato", afirmou ao jornal o procurador Thomas Pison.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos