Submarino de propulsão nuclear dos EUA chega à Coreia do Sul

Seul, 13 jun (EFE).- Um submarino de propulsão nuclear dos Estados Unidos chegou nesta segunda-feira à Coreia do Sul para participar de missões militares, o que poderia gerar novas tensões com a Coreia do Norte em um momento de relativa calma na península coreana.

O "USS Mississipi", de 7.800 toneladas e 115 metros de comprimento, atracou no porto de Busan, no sudeste do país asiático, informaram as Forças Americanas na Coreia do Sul (USFK) em comunicado.

Este submarino de propulsão nuclear, que é um dos mais novos da Marinha americana ao ter entrado em serviço em 2012, chegou com uma tripulação de 141 marinheiros, informaram as USFK em Seul.

O "USS Mississipi" vai realizar várias missões ao mesmo tempo que contribuirá para manter elevadas as capacidades da frota de submarinos", segundo o comunicado, no qual não se especificou quanto tempo permanecerá no país.

As forças americanas descreveram a visita do submarino como "essencial para fortalecer e ampliar os laços entre EUA e Coreia do Sul, assim como entre suas forças navais".

Teme-se que a chegada deste submarino, equipado para lançar torpedos e mísseis "Tomahawk", gere protestos da Coreia do Norte, que considera qualquer movimento militar entre Seul e Washington um teste de invasão de seu país.

De fato, quando os EUA posicionam novos navios e submarinos na Coreia do Sul, o regime de Kim Jong-un costuma responder com ameaças que elevam a tensão na península.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos