Richard Ford e David Mamet disputam Prêmio Princesa das Astúrias de Letras

Oviedo (Espanha), 14 jun (EFE).- O romancista americano Richard Ford e seu compatriota dramaturgo, diretor e roteirista David Mamet concorrem ao Prêmio Princesa das Astúrias das Letras de 2016, que será entregue nesta quarta-feira em Oviedo, no norte da Espanha.

Os dois estão entre os 21 finalistas do prêmio, entre os quais estão também a americana Jorie Graham, o polonês Adam Zagajewski, o português Antonio Lobo Antunes e o francês Philippe Claudel.

Hoje, no início da reunião do júri, presidido pelo diretor da Real Academia Espanhola, Darío Villanueva, alguns dos membros mostraram sua preferência por Richard Ford.

"Retrata tão bem a realidade americana que, quando termino de ler seus livros, me sinto um norte-americano, o que já é um mérito", indicou Rosa Navarro, uma das integrantes do júri.

Já o ex-reitor da Universidade Internacional Menéndez Pelayo e secretário do júri, José Luis García Delgado, afirmou que a dúvida é se Ford receberá antes o Prêmio Nobel ou o Princesa das Astúrias.

Quem ficar com o Prêmio Princesa das Astúrias da Letras ganharam uma reprodução de uma escultura de Joan Miró e 50 mil euros.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos