EUA entregam traficante de drogas "El Güero" ao México

Cidade do México, 15 jun (EFE).- Os Estados Unidos entregaram o traficante de drogas Héctor Palma Salazar, conhecido como "El Güero", às autoridades mexicanas na passagem de fronteira de Puente Nuevo, na cidade de Matamoros, confirmou à Agência Efe uma fonte da Secretaria de Governo do México.

A entrega foi realizada pela Procuradoria Geral da República americana nesta noite em Matamoros, no estado de Tamaulipas, no nordeste mexicano.

"El Güero", que foi libertado na sexta-feira passada nos Estados Unidos após cumprir nove anos de sentença por tráfico de drogas, será transferido à capital mexicana e "eventualmente" ficará recluso "em uma prisão de alta segurança", acrescentou.

A fonte afirmou que "foi atendida uma ordem de apreensão", mas disse não ter os detalhes ainda e apontou que mais tarde "certamente" haverá mais informação a respeito.

Após ser libertado da prisão onde estava recluso na sexta-feira, "El Güero", um dos fundadores do Cartel de Sinaloa, ficou em mãos da Agência de Imigração e Alfândegas (ICE) dos Estados Unidos para sua repatriação ao México.

A procuradora-geral do México, Arely Gómez, informou ontem que nesta quarta-feira vencia "o prazo limite para a chegada (do traficante)", mas não detalhou se "El Güero" enfrentaria alguma acusação pendente com a justiça do México.

"Neste momento, o que estamos fazendo primeiro é ver como vai ser a repatriação de Güero Palma", afirmou.

Desde a sexta-feira passada, a Procuradoria diz realizar "uma revisão detalhada de seus expedientes, a fim de determinar a possível existência de elementos de prova relacionados com a provável comissão de crimes por parte do repatriado".

O traficante de drogas foi extraditado aos Estados Unidos em 2007, se declarou culpado de traficar cocaína em 2008 e foi condenado a 16 anos de prisão e cinco anos de liberdade vigiada. "El Güero" deveria cumprir pena até 2024, mas antecipou sua saída da prisão por bom comportamento.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos