Maduro diz que nenhum governo do mundo pode impor referendo na Venezuela

Caracas, 14 jun (EFE).- O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse nesta terça-feira que nenhum governo do mundo pode exigir a realização de um referendo para revogar seu mandato e criticou o líder da oposição Henrique Capriles, que realiza um giro por países da América do Sul, onde foi recebido por vários governantes.

"Nenhum governo do mundo irá impor-se aqui, a menos que cheguemos a um acordo na OEA. O que vocês acham? Vamos assinar um acordo e todo mundo na América, a começar por Estados Unidos, Argentina, Brasil, Paraguai, etc., colocarão já em sua Constituição o referendo revogatório como um direito de seus povos respectivos", afirmou.

O presidente venezuelano fez esse comentário durante seu programa de rádio e TV, "Em Contato com Maduro", no qual criticou as viagens de Capriles por Brasil, Paraguai e Argentina, onde recebeu o respaldo de seus respectivos governos.

"Para mim, ninguém deve ir falar sobre o referendo revogatório em países que não preveem esta medida. É um assunto dos venezuelanos. Eu não me dirijo ao presidente do Paraguai, (Horacio) Cartes, que eu conheço muito bem, para dizer a ele: 'você deve punir os golpistas que derrubaram o presidente (Fernando) Lugo'", comentou o chefe de Estado venezuelano.

Em seu giro pela América do Sul, Capriles foi recebido no Brasil pelo ministro das Relações Exteriores, José Serra; por Horacio Cartes, presidente do Paraguai; e pelo mandatário da Argentina, Mauricio Macri.

"Para que existe a direita no mundo? Para pedir intervenção na Venezuela", disse Maduro, que, além disso, previu que Capriles, que já foi duas vezes candidato à presidência, "jamais" governará o país.

O chefe de Estado venezuelano disse que o mundo nunca o verá dando instruções a qualquer presidente, pois isso seria "quebrar as regras do jogo básico da diplomacia, do direito internacional, da convivência e do projeto de integração" na região.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos