Pistorius caminha sem prótese perante juíza para mostrar vulnerabilidade

Pretória, 15 jun (EFE).- O sul-africano Oscar Pistorius caminhou nesta quarta-feira sem suas próteses perante a juíza que deve decidir a pena do atleta pelo assassinato da namorada para demonstrar sua suposta vulnerabilidade.

Perante as lágrimas de alguns de seus familiares presentes no Tribunal Superior de Pretória, o atleta cruzou a sala na frente da magistrada mostrando as dificuldades que tem para manter o equilíbrio quando não está usando as pernas ortopédicas.

Seu advogado, Barry Roux, tinha invocado sua incapacidade e o estado de vulnerabilidade em que se encontrava quando matou a tiros, através da porta do banheiro de sua casa, sua namorada Reeva Steenkamp na madrugada de 14 de fevereiro de 2013.

"Querem imaginar Oscar Pistorius correndo rumo ao banho com uma medalha de ouro no pescoço", disse Roux ao denunciar a suposta hostilidade da opinião pública com seu cliente, que enfrenta uma pena mínima de 15 anos de prisão por assassinato.

Durante a audiência, que começou na segunda-feira e está prevista que termine na sexta-feira com a decisão da juíza, o advogado afirmou que Pistorius já recebeu suficiente castigo após passar um ano na prisão e perder sua carreira, e defendeu que não vá à prisão.

O Tribunal Superior o condenou em outubro de 2015 a cinco anos de prisão por homicídio, mas a Suprema Corte de Apelação revogou o veredicto e o declarou culpado pelo assassinato ao considerar que teve intenção de matar a pessoa que estava no vaso sanitário, tanto se fosse Reeva como fosse um ladrão, como disse Pistorius.

O atleta saiu da prisão menos de um ano depois por bom comportamento, e desde então permanece sob prisão domiciliar na mansão de sua família em Pretória.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos