Governo croata cai após apenas 6 meses no poder

Zagreb, 16 jun (EFE).- O Parlamento da Croácia aprovou nesta quinta-feira uma moção de censura contra o primeiro-ministro, o independente Tihomir Oreskovic, impulsionada pelo partido conservador HDZ, um dos dois que apoiava o governo de coalizão formado há apenas seis meses, o que abre a possibilidade de novas eleições.

A moção seguiu em frente com o voto de 125 deputados, enquanto apenas 15 se opuseram e dois se abstiveram.

A proposta de destituição do primeiro-ministro foi apresentada pela União Democrática Croata (HDZ), até agora o principal partido da coalizão de centro-direita da qual fazia parte também o centrista Most.

Os deputados do opositor Partido Social-Democrata votaram a favor da moção, enquanto os legisladores do Most se opuseram.

A moção foi apresentada depois que Oreskovic, um alto executivo sem experiência política prévia, pediu há poucos dias a demissão do líder desse partido, Tomislav Karamarko, como vice-primeiro-ministro, devido a um caso de conflitos de interesses no qual sua esposa está envolvida.

"Este governo caiu devido aos interesses de alguns indivíduos. Tentei impedi-lo, essa foi minha única culpa", declarou Oreskovic, se referindo claramente a Karamarko, a pessoa que pediu sua destituição e que há seis meses o propôs como primeiro-ministro.

As diferenças dentro da coalizão entre HDZ e Most apareceram desde o início, mas foram se aguçando quando em maio explodiu um escândalo devido a um conflito de interesses pelas atividades empresariais da esposa de Karamarko.

A HDZ anuncia que, como principal partido parlamentar, tentará formar um novo governo, embora os analistas duvidem que possam reunir a maioria suficiente na Casa.

Caso não o consiga, teriam que realizar novas eleições gerais, provavelmente em setembro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos