Japão e Rússia se reunirão para discutir situação das Ilhas Curilas

Tóquio, 17 jun (EFE).- Japão e Rússia realizarão uma nova reunião na próxima quarta-feira, em Tóquio, para discutir a disputa territorial sobre as Ilhas Curilas e a normalização das relações bilaterais, de acordo com o anúncio feito nesta sexta-feira pelo governo japonês.

O encontro acontecerá após a reunião do início de maio, em Moscou, entre o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, e o presidente russo, Vladimir Putin, onde ambos decidiram adotar uma "nova abordagem" sobre a referida disputa entre os dois países.

A nova reunião da próxima semana contará com o representante do governo japonês para os assuntos Japão-Rússia, Chikahito Harada, e com o vice-ministro de Relações Exteriores da Rússia, Igor Morgulov.

"Confiamos que será uma discussão frutífera e que acontecerá um avanço", afirmou hoje o ministro das Relações Exteriores do Japão, Fumio Kishida, durante entrevista coletiva.

O objetivo do país asiático é conseguir uma maior aproximação de posições antes da próxima reunião agendada entre Abe e Putin em setembro, em Vladivostok, durante a participação do líder japonês no Fórum Econômico Oriental que será realizado nessa cidade russa, próxima da fronteira com China e Coreia do Norte.

Japão e Rússia deram passos recentes rumo à reconciliação apesar da relutância dos Estados Unidos, que é a favor do reforço do isolamento russo em retaliação à intervenção militar deste país na Ucrânia e na Síria.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos