Kuczynski será proclamado vencedor das eleições peruanas em 28 de junho

Lima, 16 jun (EFE).- O economista Pedro Pablo Kuczynski, de 77 anos, será proclamado vencedor das eleições presidenciais do Peru no próximo dia 28 de junho, informou nesta quinta-feira o Jurado Nacional de Eleições (JNE).

O presidente do JNE, Francisco Távara, explicou que o organismo está realizando as gestões para a entrega oficial das credenciais ao virtual presidente eleito para o período 2016-2021.

Távara destacou, em uma nota de imprensa, que o pleito em primeiro e segundo turno representam "a quarta eleição democrática consecutiva de presidente da República", após o governo de Alberto Fujimori (1990-2000) no qual houve um "autogolpe" em 1992.

O titular do principal órgão eleitoral disse que o plenário do JNE concluiu a emissão das resoluções sobre as 311 apelações feitas pelos representantes dos partidos políticos às resoluções dos Júris Eleitorais Especiais (JEE) sobre atas observadas no segundo turno.

As resoluções do JNE são remetidas aos JEE, para que estes escritórios as devolvam aos respectivos Escritórios Descentralizados de Processos Eleitorais para incluir a informação dessas atas no cômputo final de resultados por cada circunscrição.

Kuczynski venceu Keiko Fujimori no segundo turno presidencial de 5 de junho com uma porcentagem de 50,12% dos votos, contra 49,87%, no resultado mais apertado de um pleito no país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos