Deputado denuncia "usurpação" de identidades de 20.000 militantes chavistas

Caracas, 17 jun (EFE).- O deputado chavista Diosdado Cabello afirmou nesta sexta-feira que entre o pacote de assinaturas que a oposição venezuelana entregou ao Poder Eleitoral para ativar um referendo para revogar o mandato do presidente, Nicolás Maduro, foram usurpadas as identidades do 20.000 militantes do partido do governo.

"Eu dei uma instrução ao partido (Socialista Unido, PSUV), há mais de 20.000 militantes do partido tiveram suas assinaturas usurpadas, suas cédulas de identidades, vamos reivindicar e a pôr as denúncias que seja preciso para excluir essas assinaturas", disse o deputado que é considerado segundo homem forte do governo.

Cabello deu esta informação durante um discurso que fez em um ato na cidade de Cumaná, no nordeste do país, que nos últimos dias foi palco de saques a lojas e fortes protestos pela escassez de alimentos que já deixaram um morto e centenas de detidos.

O deputado reiterou novamente que "não pode haver em nenhum cargo de importância funcionários que assinaram contra Nicolás Maduro".

A declaração de Cabello aconteceu no dia em que termina uma etapa de "exclusão" das assinaturas das pessoas que aparecem aprovando o revogatório, mas que supostamente nunca expressaram realmente esta vontade.

Segundo a aliança opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD) até o dia de ontem apenas 1.200 venezuelanos tinham excluído suas assinaturas em todo o país do pacote de 1,3 milhão de rubricas aprovadas pelo Poder Eleitoral.

A expectativa é que na próxima segunda-feira, e até sexta-feira, seja concluída a etapa de validação das assinaturas que, uma vez terminada, abrirá passagem à fase de coleta de 4 milhões de "vontades", ou o equivalente a 20 % do registro eleitoral, para ativar definitivamente o referendo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos