Exército iraquiano liberta edifício em Faluja dominado pelo EI

Bagdá, 17 jun (EFE).- O Exército do Iraque libertou nesta sexta-feira do controle do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) o edifício da administração local da cidade de Faluja, onde foi hasteada a bandeira nacional do país, informou à Agência Efe uma fonte de segurança.

As forças iraquianas tomaram o edifício após violentos confrontos com combatentes do EI, onde dezenas de jihadistas morreram e ficaram feridos, acrescentou a fonte.

O chefe da Polícia Federal iraquiana, general Shaker Yudet, disse em entrevista à imprensa que "unidades da Polícia libertaram hoje o edifício da administração local e desfraldaram a bandeira iraquiana".

Além disso, indicou que nos combates perderam a vida e dezenas de membros do EI ficaram feridos, enquanto o resto fugiu.

A mesma fonte destacou que as forças iraquianas prosseguem com o avanço nos bairros do centro de Faluja.

Por sua vez, uma fonte da Unidade Antiterrorista disse em declarações à Agência Efe que soldados deste órgão tomaram o controle total da zona industrial e do bairro Nazal, localizados no sul da cidade.

Também garantiu que as equipes de artífices começaram a retirada de minas e artefatos explosivos que os terroristas instalaram em algumas casas e edifícios para que explodissem quando as forças iraquianas entrassem.

Além disso, a fonte explicou que a Brigada XVII do Exército iraquiano conseguiu libertar totalmente a área de Al Ersan, no sul de Faluja.

O Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU (OCHA) informou hoje que o número de pessoas que fugiram nas últimas três semanas de Faluja pelos combates chega a 53 mil.

No final de maio, o Exército iraquiano lançou uma ofensiva com a intenção de arrebatar dos jihadistas do EI a cidade de Faluja, o principal reduto do grupo terrorista no Iraque após Mossul.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos