Governo não cumpre expectativa de 70% dos uruguaios, segundo pesquisa

Montevidéu, 17 jun (EFE).- Uma pesquisa realizada pela empresa Factum para dois veículos de comunicação do Uruguai revelou que 70% da população se sente insatisfeita com o trabalho do governo do país, presidido por Tabaré Vázquez, em relação às expectativas que tinham antes do início do mandato, que começou em março de 2015.

Desse 70%, 55% respondeu que o governo esteve "abaixo do esperado", enquanto 15% "não esperava nada".

Por outro lado, 28% disse ter achado o governo "tal como esperava", 1% "acima do esperado" e outro 1% respondeu que "não tem opinião" sobre o tema da pesquisa, realizada em março de 2016 com 781 indivíduos maiores de 15 anos de todo o país para as emissoras "Radio Cero" e "Radio Monte Carlo".

No ano passado, no início do governo Vázquez, a porcentagem de uruguaios satisfeitos era de 57%, enquanto a dos insatisfeitos era de 37%.

Em relação ao grau de satisfação ou insatisfação segundo a inclinação política das pessoas de acordo com o que votou nas últimas eleições nacionais, a pesquisa apontou que entre os eleitores da coalizão de esquerda Frente Ampla (FA), à qual pertence Vázquez, a satisfação é de 39% e a insatisfação de 60%.

Entre os eleitores dos outros partidos, 21% da população se mostrou satisfeita e 78% insatisfeita.

"De 2011, quando se começou a fazer este estudo, até hoje nunca se tinha registrado um nível tão alto de insatisfação", afirma o documento, que acrescenta que o maior descontentamento, prévio ao atual, aconteceu durante o mandato do ex-presidente José Mujica (2010-2015) com 61%.

Da mesma maneira, o documento ressalta que o grau de satisfação com um governo uruguaio "nunca foi tão baixo" como com o atual.

A pesquisa da Factum tem uma margem de erro estatístico de 3,6% para mais ou para menos, segundo a empresa.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos