Indonésia expulsará embarcação com solicitantes de asilo do Sri Lanka

Bangcoc, 17 jun (EFE).- As autoridades indonésias afirmaram que expulsarão para alto mar um navio com 44 solicitantes de asilo do Sri Lanka, entre eles uma mulher grávida e nove crianças, após ter entregado alimentos e combustível, informou nesta sexta-feira a imprensa local.

O navio, que se dirigia à Austrália, foi descoberto por pescadores em 11 de junho diante do litoral da região de Aceh, na ilha indonésia de Sumatra, onde atracou por problemas no motor, segundo o jornal "Jakarta Globe".

O chefe da polícia de Aceh, Hussein Hamidi, afirmou que, após a reparação do motor, a embarcação será escoltada até águas internacionais.

Segundo a imprensa local, os solicitantes de asilo pertencem à minoria tâmil no Sri Lanka, que sofreu com uma guerra civil entre 1983 e 2009.

Josef Benedict, da Anistia Internacional, pediu na quarta-feira passada às autoridades indonésias que deixassem os solicitantes de asilo desembarcar para que pudessem entrar em contato com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).

Atualmente, a Indonésia acolhe cerca de 13 mil refugiados e solicitantes de asilo registrados pelo Acnur.

O ano passado, centenas de rohingyas, uma minoria muçulmana perseguida em Mianmar (Mianmar), chegaram ao litoral de Aceh, onde foram resgatados por pescadores.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos