Maduro pede diálogo com líder da oposição ao governo venezuelano

Caracas, 16 jun (EFE).- O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, voltou a pedir nesta quinta-feira ao presidente da Assembleia Nacional do país, o deputado Henry Ramos Allup, que, como "líder da oposição", se sente à mesa para dialogar com a comissão internacional mediadora integrada por ex-governantes e apoiada pela Unasul.

"Senhor Henry Ramos Allup, me dirijo ao senhor como chefe daquele grupo, e eu como chefe de um país, de um povo, faço tudo isso porque quero a paz, e a paz se alcança com a palavra, com o diálogo, com bons gestos", disse Maduro, durante reunião com seus ministros no palácio presidencial.

O presidente venezuelano afirmou que este é um pedido "pela paz no país" e "em nome da comissão de paz" para promover o diálogo na Venezuela, composta pelo ex-presidente do Governo da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, e os ex-presidentes Leonel Fernández (República Dominicana) e Martín Torrijos (Panamá) com o apoio da Unasul.

"Eu convoco Henry Ramos Allup para uma conversa 'cara a cara' com agenda aberta, sem condições, no dia e na hora que for mais conveniente", afirmou o presidente venezuelano.

O pedido de diálogo de Maduro acontece um dia depois de o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) ordenar que a mesa da Assembleia Nacional "se abstenha de tentar conduzir as relações exteriores" do país ou implantar ações, pois essas são atribuições do Poder Executivo.

Essa sentença se baseia na suposição de que os parlamentares opositores estariam realizando ações tendenciosas "para solicitar a intervenção de organizações e organismos internacionais em assuntos internos da República".

"Há 48 horas saiu uma decisão do TSJ em relação à demanda que interpus para que definisse e resolvesse o conflito de poderes entre a Assembleia Nacional e o Poder Executivo, e estabelecesse o crime de usurpação de funções por parte da direção da Assembleia", disse Maduro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos