Nazarbayev pede diálogo entre UE e União Econômica Eurasiática

São Petersburgo (Rússia), 17 jun (EFE).- O presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, pediu nesta sexta-feira diálogo entre União Europeia (UE) e União Econômica Eurasiática (UEE, integrada por Cazaquistão, Rússia, Belarus, Armênia e Quirguistão),

"A UEE está interessada em uma UE forte e estável, com a qual quer cooperar estreitamente. Da mesma maneira, para a Europa é rentável uma cooperação construtiva com nossa união integradora", disse Nazarbayev no plenário do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo.

O líder cazaque propôs criar "um fórum UE-UEE para reunir especialistas, cientistas e empresários para explicar-lhes em que consiste a união".

Nazarbayev criticou as sanções econômicas como instrumento político - em referência às sanções e contrassanções trocadas entre Ocidente e Rússia após a crise da Ucrânia - e lamentou que estas medidas "prejudicam os mercados em desenvolvimento que formalmente estão fora de sua jurisdição".

"É fundamental a prioridade absoluta do pragmatismo econômico sobre qualquer conjuntura política. É antinatural no século XXI que se queira transformar a economia em enteada da política, das ambições regionais e globais", ressaltou o líder cazaque.

Nazarbayev aproveitou seu discurso para convidar todos os presentes para a Expo que Astana, capital do país, sediará no ano que vem.

"É simbólico que nossa nova capital, Astana, construída praticamente do zero, é a primeira cidade de toda a Comunidade dos Estados Independentes à qual se confiou realizar em 2017 a exposição universal sobre a energia do futuro", disse Nazarbayev.

Esta manhã, o líder cazaque se reuniu com seu colega russo, Vladimir Putin, com o qual tratou diversos assuntos da agenda bilateral.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos