Presidente da China inicia viagem a Sérvia, Polônia e Uzbequistão

Pequim, 17 jun (EFE).- O presidente da China, Xi Jinping, iniciou nesta sexta-feira uma viagem de oito dias na qual visitará Sérvia, Polônia e Uzbequistão e assistirá à cúpula da Organização para a Cooperação de Xangai (SCO, sigla em inglês) na cidade uzbeque de Tashkent.

Xi partiu hoje acompanhado de sua esposa, Peng Liyuan, e de uma grande delegação de políticos chineses, entre eles, o conselheiro de Estado Yang Jiechi, segundo a agência oficial "Xinhua".

O presidente da China passará primeiro por Sérvia e Polônia, e acabará sua viagem com uma visita oficial ao Uzbequistão, onde assistirá à cúpula de chefes de Estado da SCO nos dias 23 e 24 deste mês.

A SCO é integrada por China, Cazaquistão, Quirguistão, Rússia, Tadjiquistão e Uzbequistão, e na última cúpula do grupo, realizada em julho de 2015 na cidade russa de Ufa, foi iniciado o procedimento de admissão de Índia e Paquistão, países que têm status de observadores, assim como Afeganistão, Belarus, Irã e Mongólia.

A viagem de Xi a Sérvia e Polônia marcará o começo de um "novo capítulo" nas relações entre a China e os países da Europa central e oriental, conforme destacou hoje a publicação oficial "Diário do Povo".

Segundo o jornal oficial do regime chinês, a visita de Xi será um "marco" e espera-se que ajude a promover o comércio bilateral dentro da nova Rota da Seda promovida pelo presidente Xi Jinping, com a qual quer unir a Ásia e o Mediterrâneo.

Na volta de Xi à China, espera-se que o presidente receba seu colega russo, Vladimir Putin, mas as datas desta visita ainda não foram definidas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos