Japão encontra fragmento de provável míssil da Coreia do Norte

Tóquio, 18 jun (EFE).- As autoridades do Japão estão analisando restos metálicos encontrados no litoral do oeste do país, considerando que os mesmos poderiam ser parte de um míssil lançado pela Coreia do Norte, informou neste sábado a imprensa local.

O fragmento - de 120 centímetros de largura e 180 de comprimento - se assemelha ao nariz de um míssil e foi descoberto em uma praia da província de Tottori, segundo a polícia local, que também distribuiu imagens do objeto encontrado.

"Não podemos descartar a possibilidade de que se trata dos destroços de um míssil", afirmou o ministro da Defesa do Japão, Gen Nakatani, em entrevista divulgada neste sábado pelo jornal "Yomiuri".

O governador de Tottori, Shinji Hirai, afirmou por sua vez que existe a possibilidade de "mais destroços similares" aparecerem, e pediu aos moradores da província que notifiquem as autoridades se encontrarem qualquer objeto suspeito.

O fragmento é muito parecido com outro recuperado na Coreia do Sul em fevereiro, após o lançamento de um satélite a bordo de um foguete da Coreia do Norte e que provavelmente pertencia ao nariz ou cone protetor do projétil, declararam fontes do Ministério da Defesa japonês à agência de notícias "Kyodo".

Desde o início do ano, a Coreia do Norte realizou vários lançamentos de mísseis de curto, médio e longo alcance.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos