Presidente sudanês anuncia cessar-fogo em Cordofão do Sul e Nilo Azul

Cartum, 18 jun (EFE).- O presidente do Sudão, Omar Hassan al Bashir, anunciou na noite de sexta-feira um novo cessar-fogo nos estados de Cordofão do Sul e Nilo Azul, com duração de quatro meses, a partir deste sábado, informou a agência de notícias sudanesa, "Sunna".

Segundo a agência, o anúncio acontece como uma iniciativa de boas intenções para dar oportunidade aos movimentos rebeldes para que renunciem às armas e se juntem ao processo de paz no Sudão.

Além disso, a decisão de Bashir renova o convite do presidente a todas as forças políticas e grupos armados para que tomem parte nas conversas de paz antes da realização do Congresso do Diálogo Nacional no dia 6 de agosto, acrescentou a "Sunna".

Em 22 de setembro do ano passado, o líder sudanês anunciou um cessar-fogo de dois meses nesses dois estados e na região ocidental de Darfur.

No entanto, o cessar-fogo anunciado ontem não incluiu Darfur, onde as forças governamentais combatem grupos rebeldes há 13 anos.

O exército sudanês anunciou no dia 12 de abril que a região de Darfur estava livre de rebeldes e movimentos armados.

As autoridades e os rebeldes que querem derrubar o regime de Omar al Bashir se enfrentam há 13 anos nos estados de Darfur, Cordofão do Sul e Nilo Azul, e mantiveram sem sucesso até o momento várias rodadas de negociações para tentar chegar a uma solução.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos