Sobrinho de ex-ministro chinês é condenado à prisão por corrupção

Pequim, 18 jun (EFE).- Um sobrinho do ex-ministro de Segurança da China, Zhou Yongkang, que cumpre prisão perpétua por corrupção, foi condenado por acusações relacionadas com o mesmo crime, na mesma semana em que também foram condenados à prisão a esposa e filho de Zhou.

Zhou Feng, filho do irmão caçula do ex-ministro, foi condenado a 12 anos de prisão por crimes que incluem a falsificação de faturas, segundo anunciou na sexta-feira o tribunal da província central de Hubei.

O tribunal chinês também condenou o sobrinho de Yongkang, de 44 anos, a pagar uma multa de quase 60 milhões de iuanes (8 milhões de euros).

A decisão foi tornada pública apenas dois dias depois que Zhou Bin, filho do ex-ministro, foi condenado por aceitar propina e operações de negócios ilegais e recebeu uma sentença de 18 anos. Já a esposa do político, Jia Ziaoye, pegou pena de nove anos também por aceitar propina.

Zhou Yongkang, responsável pelo Ministério de Segurança Pública entre os anos de 2002 e 2007, foi condenado em junho do ano passado à prisão perpétua por vários crimes relacionados com corrupção.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos