Traficante argentino fica sob custódia em Assunção após ser preso no Brasil

(Corrige nome de policial paraguaio).

Assunção, 19 jun (EFE).- O narcotraficante argentino Ibar Pérez Corradi está sob custódia da polícia do Paraguai, horas depois ter sido preso neste domingo no aeroporto de Foz do Iguaçu, no Paraná.

O porta-voz do Ministério Público do Paraguai, Gustavo Fretes, informou que o criminoso está sendo mantido no Grupamento Especializado da Polícia Nacional (PN) em Assunção, capital do país.

"Está aqui e agora passará por um exame médico", disse Fretes.

A prisão de Pérez Corradi ocorreu graças a uma operação conjunta da Polícia Federal (PF) e da PN do Paraguai, explicou o suboficial do órgão paraguaio, Luis Amarilla. "O aeroporto de Foz do Iguaçu nos avisou que ele estava lá", explicou o agente.

Segundo Amarilla, policiais de Assunção foram até Ciudad del Este, na tríplice fronteira entre Paraguai, Brasil e Argentina, para prender o narcotraficante e levá-lo de avião à capital do país.

Foragido há três anos, Corradi foi condenado pela Justiça argentina como autor intelectual do crime de Sebastián Forza, Damián Ferrón e Leopoldo Bina em 2008, envolvidos com o tráfico de efedrina.

O Ministério Público do Paraguai explicou que a promotora Sandra Quiñónez ficará responsável pelo caso. No início do mês, ela já tinha aberto uma investigação contra policiais do Departamento de Identificação para investigar a venda de um documento de identidade e um passaporte originais ao narcotraficante, que continham informações de um cidadão paraguaio morto há mais de 13 anos.

Até agora, dois policiais estão sendo acusados por "produção de documentos não autênticos, produção imediata de documentos de conteúdo falso e suborno passivo agravado".

No início do mês, o ministro do Interior paraguaio, Francisco de Vargas, e a ministra de Segurança argentina, Patricia Bullrich, mantiveram um encontro no qual ratificaram a cooperação bilateral na busca de Corradi, que estava no Paraguai.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos