"The Guardian" pede aos leitores que votem pela permanência na UE

Londres, 20 jun (EFE).- O jornal britânico "The Guardian" pediu nesta segunda-feira para que os leitores votem a favor da permanência do Reino Unido na União Europeia (UE) no referendo que será realizado na quinta-feira, com a justificativa de que o isolamento "não resolve nada".

Em editorial disponibilizado no site do veículo, de tendência liberal, o texto elogia as virtudes da UE e pede aos britânicos que pensem se querem viver em um país "com a cara de Nigel Farage", o eurofóbico e xenófobo líder do UKIP que impulsiona a campanha pelo "Brexit".

A UE "é a opção que representa o melhor de nós como pessoas livres em uma Europa pacífica. Vote nesta semana. Vote por um país unido que se abre ao mundo e vote contra uma nação dividida que olha para dentro", afirma o editorial.

O "Guardian" é o terceiro jornal a se pronunciar abertamente a favor de uma das duas opções do referendo, ficar ou sair da UE. A tendência é que outros veículos façam o mesmo nos próximos dias.

No dia 16 de junho, o jornal econômico "Financial Times" também instou a a população a votar pela permanência, enquanto, dias antes, o "The Sun" defendeu o "Brexit".

Entre os jornais nacionais restantes, "The Independent" e "The Daily Mirror" devem se manifestar a favor da permanência no bloco, mas ainda não se pronunciaram.

No lado favorável à saída da UE estariam, com base em um recente estudo e constantes notícias eurocéticas, "The Daily Mail" - jornal mais influente do país, com 29 milhões de leitores ao mês -, "The Daily Express" e "The Daily Star".

Também apoiariam o "Brexit" os jornais do grupo "Telegraph", de referência para os conservadores britânicos e que contam entre seus colunistas com o ex-prefeito conservador de Londres e porta-bandeira do movimento pró-saída do bloco, Boris Johnson.

As incógnitas são "The Times" e "The Sunday Times", propriedade do eurocético magnata americano Rupert Murdoch, mas cujos leitores, segundo suas próprias pesquisas, são majoritariamente adeptos à permanência na UE.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos