Coreia do Norte lança segundo míssil de médio alcance em menos de 2 horas

Seul, 22 jun (EFE).- A Coreia do Norte disparou nesta quarta-feira (data local) um segundo míssil de médio alcance Musudan, horas depois que o regime de Kim Jong-un realizou um primeiro lançamento sem sucesso, informou o Ministério da Defesa da vizinha Coreia do Sul.

O exército norte-coreano realizou o segundo lançamento às 7h30 (horário local, 20h de terça-feira), menos de duas horas após uma primeira tentativa fracassada, declarou à Agência Efe um porta-voz de Defesa de Seul.

"Por enquanto estamos tentando confirmar se o segundo lançamento teve êxito ou foi um fracasso como os anteriores", afirmou.

O segundo míssil percorreu uns 400 quilômetros desde a sua decolagem, informou em comunicado o Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas da vizinha Coreia do Sul, sem especificar se considera um sucesso ou um fracasso.

As forças militares conjuntas da Coreia do Sul e Estados Unidos estão realizando "uma análise mais precisa" para descobrir detalhes da ação e apresentar uma avaliação, afirmou o comando do Exército.

O Exército Popular norte-coreano realizou desde o último mês de abril até o final de maio quatro lançamentos fracassados do Musudan, aos quais se soma a tentativa infrutífera de hoje.

As forças armadas da vizinha Coreia do Sul elevaram sua postura de alerta e observam de perto os movimentos da Coreia do Norte, acrescentou o porta-voz de Defesa.

Enquanto isso, o Ministério da Unificação qualificou as ações do país vizinho como uma "clara provocação contra a Coreia do Sul", e lembrou que "qualquer lançamento de um projétil com tecnologia de mísseis balísticos viola as resoluções impostas (a Coreia do Norte) pelo Conselho de Segurança da ONU", disse seu porta-voz.

O governo sul-coreano estima que a Coreia do Norte possui aproximadamente 50 unidades deste míssil, um novo projétil cujo alcance de até 4.000 quilômetros lhe permitiria pôr no ponto de mira a base americana de Guam no Pacífico.

O novo lançamento acontece em um momento de relativa calma na península de Coreia, depois que Pyongyang realizou em março e abril vários testes bem sucedidos de mísseis de curto e médio alcance.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos