Hillary e Trump não participarão de fórum de líderes latinos

Washington, 21 jun (EFE).- Os virtuais candidatos à Casa Blanca dos Partido Democrata e Republicano, Hillary Clinton e Donald Trump, rejeitaram falar aos líderes políticos latinos na reunião anual da Associação Nacional de Funcionários Latinos Eleitos e Designados (NALEO), informou a própria organização nesta terça-feira.

"Esta é a perda de uma oportunidade significativa para Hillary Clinton e Donald Trump de fornecer orientação e apoio aos líderes latinos de nossa nação em um momento crítico", manifestou a NALEO em comunicado .

A NALEO, uma das organizações hispanas mais importantes dos Estados Unidos, reunirá milhares de funcionários latinos eleitos e líderes nacionais de todo o país entre os próximos dias 23 e 25 em Washington, a menos de cinco meses das eleições presidenciais de 8 de novembro.

"Sua ausência (a de Trump e Clinton) é um ofensa às contribuições e aos sacrifícios que os funcionários latinos eleitos e oficiais designados fizeram diariamente por esse país", ressaltou o grupo.

O convite foi feito há mais de um mês aos candidatos, mas a ausência só foi informada hoje, faltando menos de dois dias para o início do fórum.

"O próximo presidente dos Estados Unidos vai precisar trabalhar com os eleitores da NALEO, em nome dos milhões de eleitores que representam ao longo de toda a nação", acrescentou a organização.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama; o vice-presidente, Joseph Biden; e o ex-candidato republicano à presidência Mitt Romney já participaram de assembleias anteriores.

Hillary e o senador Bernie Sanders, que disputou com ela a indicação presidencial democrata, discursaram na reunião do ano passado, realizada em Las Vegas (Nevada).

Trump é o único candidato que nunca participou de um encontro do tipo com os líderes hispânicos, comunidade na qual centrou seus ataques com um duro discurso contra a imigração ilegal.

Entre os políticos do governo dos Estados Unidos que confirmaram presença na reunião da NALEO estão o secretário de Habitação, Julián Castro; o secretário de Trabalho, Thomas Perez; e o secretário de Educação, John King.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos