Paraguai pede adiamento de reunião sobre a Venezuela na Unasul

Washington, 21 jun (EFE).- O vice-chanceler do Paraguai, Oscar Cabello Sarubbi, pediu nesta terça-feira o adiamento da reunião desta quinta-feira sobre a Venezuela na União de Nações Sul-Americanas (Unasul) porque já estava prevista para essa data uma sessão com o mesmo tema na Organização dos Estados Americanos (OEA).

"Precisamos da colaboração de todos. Não podemos privilegiar o acionamento de uns (organizações regionais) e desacreditar o de outros por coincidências ou dissidências ideológicas", afirmou o vice-chanceler paraguaio na OEA em alusão à preferência da Venezuela em que seja a Unasul que aborde sua situação política e social.

O chanceler do Paraguai, Eladio Loizaga, anunciou na segunda-feira que seu país não participará da reunião de chanceleres da Unasul na quinta-feira para tratar a situação do diálogo político venezuelano em Quito, sede da organização.

Cabello Sarubbi viajou hoje a Washington para deixar clara a posição de seu país na sessão convocada por iniciativa da Venezuela para que o ex-presidente do governo espanhol José Luis Rodríguez Zapatero explicasse o estado da mediação que lidera junto aos ex-presidentes Leonel Fernández (República Dominicana) e Martín Torrijos (Panamá) e sob o auspício da Unasul.

O vice-chanceler paraguaio confessou estar surpreso que Rodríguez Zapatero discursasse na OEA antes que na Unasul e pediu o adiamento da reunião desta quinta-feira em Quito para que não coincida com o debate na OEA sobre a aplicação da Carta Democrática à Venezuela, medida que seu país apoia.

Com a convocação desta terça-feira, a Venezuela se adiantou à sessão convocada para o dia 23 para debater se a OEA aplicará sua Carta Democrática ao país, instrumento jurídico ao qual recorreu o secretário-geral, Luis Almagro, para aumentar a pressão sobre o governo de Nicolás Maduro e que pode levar a uma missão de mediação (18 votos) ou, em último caso, à suspensão da Venezuela da entidade (24).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos