Austrália expulsa imigrantes vietnamitas interceptados no mar

Sydney (Austrália), 22 jun (EFE).- O ministro de Imigração da Austrália, Peter Dutton, confirmou nesta quarta-feira (data local) a expulsão de um número não determinado de imigrantes vietnamitas cujo barco onde viajavam foi interceptado no início deste mês pelas autoridades locais.

Os ocupantes da embarcação, que reivindicavam proteção e asilo na Austrália, foram obrigados a voltar para seu país após serem detidos no mar por parte dos corpos de segurança que patrulham as águas da fronteira.

"Eles pediam proteção, mas nenhuma falha foi encontrada e então foram devolvidos ao Vietnã", afirmou Dutton, agradecendo a cooperação do governo vietnamita.

A Austrália mantém uma rigorosa política de imigração, que inclui a devolução a seus portos de embarque, barcos com solicitantes de asilo que tentam ingressar no país pela via marítima.

Milhares de emigrantes se embarcam todo ano na Indonésia com o sonho de chegar em território australiano, onde buscam asilo, mas a grande maioria é interceptada pela guarda costeira da Austrália.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos