Maduro se reúne com Shannon para restabelecer diálogo entre Venezuela e EUA

Caracas, 22 jun (EFE).- O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e o subsecretário de Estado dos EUA para Assuntos Políticos, Thomas Shannon, se reuniram nesta quarta-feira em Caracas para tentar abrir um diálogo entre os dois países, que mantêm suas relações diplomáticas em baixa desde 2010.

"Confirmei em uma longa conversa nosso interesse de construir uma agenda de respeito, uma agenda positiva entre o governo dos EUA e o governo revolucionário e bolivariano que eu presido", disse o chefe de Estado venezuelano sobre o encontro com o representante americano no Palácio de Miraflores.

Em comício com trabalhadores da indústria do petróleo, que caminharam até a sede do governo, Maduro disse que se reuniu por "duas horas em privado" com Shannon".

Com esta aproximação, a Venezuela tenta restabelecer as relações com os EUA que estão desde 2010 sem embaixadores, uma tensão que aumentou em 2015 quando o governo de Barack Obama declarou o país sul-americano como "ameaça" para a segurança interna americana.

Maduro afirmou hoje que a tarefa do diálogo "não é fácil pelas diferenças que sempre houve e que há" com o governo americano, "pelas várias tentativas de encurralar o país (Venezuela), de se colocar em assuntos internos".

Nesse sentido, o líder venezuelano disse que durante o encontro pediu a Shannon que enviasse uma mensagem ao presidente Obama sobre suas políticas a respeito da Venezuela.

"Tomara que o presidente Obama retifique a postura que teve nestes oito anos contra a revolução bolivariana. Já nos últimos sete meses de seu governo pudéssemos transitar um caminho de diálogo, de respeito, com uma agenda positiva entre EUA e Venezuela", acrescentou.

"A Venezuela não se intromete com ninguém no mundo, mas também não aceita que alguém se intrometa com os assuntos da Venezuela", afirmou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos