Presidente polonês ratifica lei antiterrorista entre críticas da oposição

Varsóvia, 22 jun (EFE).- O presidente da Polônia, Andrzej Duda, ratificou nesta quarta-feira a nova lei sobre operações antiterroristas que amplia os poderes das forças de segurança e que a oposição qualifica de "loucura", ao considerar que reduz "drasticamente" os direitos e as liberdades.

A legislação prevê que o ministro do Interior possa "ordenar a proibição de reuniões ou outros eventos públicos se for necessário para proteger a vida e a saúde de pessoas ou a segurança pública" caso se atinja o terceiro ou quarto níveis de ameaça em uma escala de 1 a 4.

Além disso, prevê a criação de uma lista de suspeitos de terrorismo e permite vigiar por ordem judicial, durante um prazo de até três meses, cidadãos estrangeiros, o que inclui a intervenção em conversas telefônicas e correspondências.

"Vivemos em tempos em que qualquer um que representa uma ameaça para a segurança nacional deve ser vigiado pelos serviços de segurança", argumentou o ministro do Interior, Mariusz Blaszczak.

A nova lei foi aprovada graças a maioria absoluta do partido governamental chamado Lei e Justiça, uma formação de tendência nacionalista e conservadora, e foi recebida com várias críticas pela oposição. O líder da oposição, o ex-ministro das Relações Exteriores Grzegorz Schetyna, da força de centro-direita Plataforma Cívica, qualificou a norma de "inaceitável no mundo livre".

Assim, a lei sobre operações antiterroristas entra em vigor antes de dois grandes atos que acontecerão em breve na Polônia: a cúpula da Otan, nos dias 8 e 9 de julho, com a presença de chefes de Estado e de governo da aliança; e a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o maior evento dos jovens católicos na Cracóvia, no qual o papa Francisco reunirá milhares de peregrinos, entre 25 e 31 do mesmo mês.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos