Santos diz que Colômbia em paz é "um sonho que começa a ser realidade"

Bogotá, 22 jun (EFE).- O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, disse nesta quarta-feira que uma Colômbia em paz é "um sonho que começa a ser realidade", depois que os delegados de seu governo e da guerrilha das Farc anunciaram em Cuba um acordo para o cessar-fogo bilateral e definitivo.

"Amanhã será um grande dia! Trabalhamos por uma Colômbia em paz, um sonho que começa a ser realidade", escreveu o governante em sua conta no Twitter.

Santos se pronunciou depois do anúncio em Havana, palco há mais de três anos do processo de paz entre as partes, que se chegou a um acordo para o cessar-fogo bilateral e definitivo e outros aspectos sobre o fim do conflito.

O conteúdo do acordo será divulgado amanhã em um ato do qual participarão Santos, o líder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), Rodrigo Londoño Echeverri, conhecido como "Timochenko", e personalidades internacionais, entre elas os presidentes de Cuba, Venezuela, Chile, República Dominicana e El Salvador.

O presidente colombiano convocou na tarde desta quarta-feira um conselho de ministros, que teve como tema o "acordo do ponto fim do conflito", segundo informou a presidência, e que terminou sem uma declaração pública.

O governo e as Farc, que iniciaram em novembro de 2012 o processo de paz, chegaram a acordos parciais sobre a questão da terra, a participação política, a erradicação de cultivos ilícitos e o reconhecimento e reparação das quase oito milhões de vítimas que o conflito deixou em seu mais de meio século de história.

Há dois dias, Santos havia estimado que as negociações estarão concluídas até o próximo dia 20 de julho, quando se comemora a independência do país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos