Secretário-geral da Otan defende permanência britânica na UE

Londres, 22 jun (EFE).- O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, afirmou nesta quarta-feira em uma entrevista ao jornal "The Guardian" que a permanência do Reino Unido na União Europeia (UE) é vital para combater o terrorismo e manter a estabilidade no continente.

"Um Reino Unido forte dentro de uma Europa forte é bom tanto para o Reino Unido como para a Otan, porque estamos enfrentando desafios em segurança sem precedentes" e "uma Europa fragmentada acrescentaria instabilidade e imprevisibilidade" a esse cenário, apontou o líder aliado.

No último dia de campanha antes que os britânicos decidam amanhã em referendo se querem deixar o bloco comunitário, o chefe da Aliança Atlântica destacou o papel de Londres como "ponte" entre a UE e a Otan.

"Para combater a ameaça terrorista, necessitamos tanto da União Europeia como da Otan, e necessitamos uma cooperação intensa entre elas. O Reino Unido está fazendo esforços e liderando esse caminho, desde dentro da Otan e desde dentro da União", argumentou.

"O Reino Unido exerce um papel de ponte entre a União Europeia e a Otan, e também como uma ponte entre Europa e os Estados Unidos", detalhou Stoltenberg.

O ex-primeiro-ministro da Noruega refletiu, além disso, sobre a possibilidade do Reino Unido ter acesso ao mercado único como país externo à UE, uma fórmula similar à utilizada pelo país escandinavo.

Em 1994, Stoltenberg fez campanha para que seu país se unisse ao bloco comunitário, mas os noruegueses decidiram por uma estreita margem permanecer fora.

"O acordo que a (Noruega) tem atualmente com a União Europeia é que nós pagamos uma enorme quantidade de dinheiro à União. Implementamos as decisões da UE e suas direções, mas não temos direito a dizer nada, não estamos na mesa", explicou.

"A Noruega, atualmente, recebe mais imigrantes que o Reino Unido em relação a seu tamanho, significativamente mais", acrescentou o secretário-geral da Otan.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos