Topo

Argentina celebra acordo anunciado por governo colombiano e Farc

23/06/2016 22h37

Buenos Aires, 23 jun (EFE).- A Argentina parabenizou "o governo e o povo colombianos" nesta quinta-feira pelo acordo firmado com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) para o cessar-fogo bilateral e definitivo.

"Visando a conclusão deste acordo, anunciado hoje oficialmente em Havana, o governo argentino cumprimenta com grande otimismo este passo histórico, que é produto da clara vontade e da coragem de uma nação que decidiu dar fim a mais de 50 anos de lutas fratricidas", disse a chancelaria do país em comunicado.

De acordo com o texto do governo argentino, "a paz, que todos comemoramos hoje, significará uma nova era de prosperidade e união não só para os colombianos, mas também para os povos de toda a região".

A chancelaria argentina também afirmou que "continuará a contribuir" com o governo colombiano "em tudo o que estiver ao alcance para que os benefícios deste processo comecem a ser notados o mais rápido possível".

O governo de Juan Manuel Santos e as Farc assinaram nesta quinta-feira em Havana um compromisso para a cessação bilateral e definitiva de hostilidades, que inclui também o desarmamento de parte da guerrilha, garantias de segurança e o mecanismo para referendar os acordos de paz.

"Estamos perante um marco que torna inexorável a solução política para um confronto armado de mais de meio século", consideraram os membros do Grupo Argentino de Amigos da Paz na Colômbia em comunicado.

"Nesse contexto, o papel das Nações Unidas, da região e da Argentina será de suma importância. Os colombianos devem assegurar sua própria paz e conseguir, tomara, um generoso pacto de convivência", acrescentaram.