Ban Ki-moon afirma que cessar-fogo fortalece caminho da paz na Colômbia

Havana, 23 jun (EFE).- O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, afirmou nesta quinta-feira em Havana que o histórico acordo de cessar-fogo bilateral, o abandono de armas e as garantias de segurança entre o governo da Colômbia e a guerrilha das Farc, "fortalecerá o caminho" rumo à paz definitiva nesse país.

Durante seu discurso na cerimônia formal de assinatura do pacto com sede na capital cubana, Ban parabenizou todos os envolvidos no processo de paz colombiano, que segundo disse "valida à perseverança de todos aqueles que estão na busca paciente de uma solução pacífica".

O secretário-geral das Nações Unidas advertiu que ainda restam assuntos importantes por tratar na mesa de conversas, que continuará em sua sede permanente em Havana, para que este acordo signifique um "notável impulso" em seus esforços por conseguir "uma paz estável e definitiva".

Ban insistiu que será "crucial mobilizar as pessoas e os recursos requeridos" no caminho que fica por percorrer até o acordo final e sua posterior implementação.

"Na ONU estamos fazendo todo o possível para que este processo de negociação se transforme em uma implementação da paz. Trabalhemos juntos para que a promessa da paz que se sela hoje em Havana se torne realidade", disse.

Ban Ki-moon assistiu à cerimônia acompanhado dos presidentes da Assembleia Geral das Nações Unidas, Mogens Lykketoft, e do Conselho de Segurança dessa organização internacional, François Delattre.

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e principal líder das Farc, "Timochenko", presidiram o ato formal, com a presença também do presidente de Cuba, Raúl Castro, e o chanceler da Noruega, Borge Brende, representando os dois países fiadores do processo de paz colombiano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos