Topo

Cúpula de líderes da SCO tem início no Uzbequistão

23/06/2016 16h26

Moscou, 23 jun (EFE).- A cúpula de líderes da Organização de Cooperação de Xangai (SCO), integrada por Rússia, China, Cazaquistão, Tadjiquistão e Uzbequistão, teve início nesta quinta-feira, em Tashkent, com um jantar entre os participantes.

Previamente, os líderes dos cinco países-membros do grupo e também de Índia, Paquistão, Afeganistão e Mongólia - nações com status de observadoras da SCO - e o Irã realizaram várias reuniões bilaterais na capital do Uzbequistão.

Ao término do jantar, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, se encontrou com o presidente da China, Xi Jinping, para falar sobre a entrada de novos membros da organização e da ampla agenda bilateral compartilhada entre os dois países.

"Queríamos destacar que damos muita importância ao desenvolvimento das relações multilaterais, incluindo a SCO, cujo 15º aniversário comemoramos neste ano", disse Putin a Xi.

O presidente russo, que após participar da cúpula de Tashkent iniciará uma visita oficial à China, disse que o "amplo espectro da cooperação" entre os dois países também será tratado hoje.

"Estou disposto a reforçar ao mais alto nível o planejamento e a direção estratégica das relações russo-chinesas, e promover a ideia de sermos amigos por séculos", respondeu Xi a Putin.

A Índia e o Paquistão, duas potências nucleares vizinhas e rivais, assinarão amanhã o "memorando de obrigações" da SCO, um passo importante para se transformarem em membros plenos do bloco, algo previsto para ocorrer na próxima cúpula, em Astana.

Na última reunião do bloco, em junho de 2015, na cidade de Ufa, deu "sinal verde" ao início do processo de integração da Índia e Paquistão na organização, um avanço considerado histórico.

Na reunião deste ano um outro grande passo pode ser tomado, como defende a Rússia: o início de integração do Irã. A República Islâmica solicitou seu ingresso e, depois do acordo nuclear firmado pelo país com a comunidade internacional, Moscou considera que não há motivos para impedir a entrada na SCO.