Espanha e Cazaquistão fortalecem relações em educação e pesquisa

Madri, 23 jun (EFE).- Espanha e Cazaquistão anunciaram nesta quinta-feira um fortalecimento das relações educacionais e de pesquisa entre ambos no 1º Fórum de Reitores de Universidades de Cazaquistão e Espanha realizado na Universidade Politécnica de Madri.

O acordo tem o objetivo de estreitar os vínculos de cooperação entre ambos os países, explicou o embaixador do Cazaquistão na Espanha Bakyt Dyussenbayev.

"A Espanha é um grande aliado estratégico, por isso que tentamos desenvolver todas as relações possíveis em todos os âmbitos", disse Dyussenbayev.

"A educação superior significa a formação das futuras gerações", comentou o embaixador cazaque, por isso que espera com o acordo "grandes resultados".

O secretário-geral de Universidades da Espanha, Jorge Sáinz González, defendeu esta nova cooperação "necessária em um mundo interconectado globalmente".

"É necessário fomentar o estudo nas universidades públicas", ressaltou.

O Fórum tem como finalidade contribuir para uma maior internacionalização do sistema universitário, além de potencializar e promover no exterior a oferta educacional e de pesquisa de ambos os estados, explicou à Efe o Serviço Espanhol para a Internacionalização da Educação (Sepie).

O encontro contou com a participação de 36 reitores de universidades cazaques e cerca de 57 representantes de universidades espanholas e pessoal do Sepie, pertencente ao Ministério da Educação.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos