Gibraltar apoia de forma quase unânime permanência do Reino Unido na UE

Londres, 23 jun (EFE).- Gibraltar apoiou em peso a permanência do Reino Unido na União Europeia (UE) no referendo realizado nesta quinta-feira: 96% dos votos foram a favor da continuação no bloco, contra apenas 4% obtidos pelo "brexit".

Segundo a apuração final divulgada hoje, 19.332 eleitores votaram pela continuidade no bloco europeu, enquanto apenas 832 preferiram a saída do Reino Unido da UE. A participação ficou em 84%.

O resultado era amplamente esperado dada a importância que tem para Gibraltar a relação com o bloco europeu.

O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, viajou há uma semana a Gibraltar para apoiar a campanha a favor da permanência do país na UE, mas cancelou o comício que estava programado devido ao assassinato da deputada trabalhista Jo Cox dias antes.

Cerca de 46,5 milhões de pessoas estavam convocadas a participar da consulta popular, o maior número de eleitores registrados para uma votação da história do Reino Unido.

De acordo com a primeira pesquisa divulgada após o fechamento das urnas - às 21 GMT (17h em Brasília - e elaborada pela empresa YouGov, a opção por permanecer na UE venceu por quatro pontos percentuais - 52% dos votos contra 48% para o "brexit".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos