Pelo menos 144 pessoas morrem na Índia devido a tempestades

Nova Délhi, 23 jun (EFE).- Pelo menos 144 pessoas morreram e 56 ficaram feridas por causa de raios e dos efeitos de várias tempestades que afetam o norte e o leste da Índia desde segunda-feira passada, informaram nesta quinta-feira à Agência Efe fontes da Autoridade Nacional de Gestão de Desastres (NDMA, na sigla em inglês).

O estado mais afetado por este fenômeno meteorológico foi Uttar Pradesh, onde morreram desde segunda-feira 70 pessoas e outras 24 ficaram feridas, afirmou um porta-voz da NDMA na capital desse estado indiano.

No estado vizinho de Bihar os raios e fortes ventos causaram a morte entre terça e quarta-feira de pelo menos 57 pessoas e feriram outras 24 em várias localidades da região, afirmou o chefe estadual do organismo de emergência.

Além disso, na região de Jharkhand (leste) houve entre terça e quarta-feira 17 mortos e oito feridos que estão "fora de perigo", disse um oficial da Autoridade Nacional de Gestão de Desastres.

A NDMA esclareceu que, embora muitas das mortes se deveram a queda de raios, "é muito difícil identificar nas zonas rurais os motivos" exatos das mortes, já que além dos raios há fortes ventos e podem acontecer desmoronamento de casas e queda de árvores.

Em junho de 2014, pelo menos 27 pessoas morreram e 24 ficaram feridas pelas tempestades, fundamentalmente pela queda de raios, no estado de Bihar.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos