Reunião da OEA sobre Carta Democrática e Venezuela termina sem decisão

Washington, 23 jun (EFE).- A Organização dos Estados Americanos (OEA) encerrou nesta quinta-feira uma sessão de debate sobre a aplicação da Carta Democrática à Venezuela sem tomar decisões, um encontro marcado por acusações de "golpismo" feitas por presidentes aliados ao líder venezuelano, Nicolás Maduro, ao secretário-geral da entidade, Luis Almagro.

Representantes dos 34 países-membros ouviram o crítico relatório de Almagro sobre a crise na Venezuela, mas a votação para decidir se o processo da Carta terá sequência não foi convocada. A invocação da Carta poderia levar ao envio de uma missão diplomática ao país e, em último caso, à suspensão do país da entidade.

Como a sessão terminou sem anúncios oficiais, ainda não se sabe se o debate sobre a aplicação da Carta Democrática será retomado, muito menos a data para a continuação das discussões.

A ministra das Relações Exteriores da Venezuela, Delcy Rodríguez, concederá em breve uma entrevista sobre a reunião, na qual denunciou que Almagro "aplicou um golpe de Estado" contra seu país e a OEA.

Por sua vez, o presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, o opositor Henry Ramos Allup, também prevê fazer um pronunciamento, depois de não ter podido participar do debate. Para que isso ocorresse, algum país deveria ter proposto sua presença formalmente ao Conselho da OEA, pedido que depois precisaria ser aprovado pela maioria dos 34 países-membros.

A sessão de hoje pôde ser realizada porque a Venezuela perdeu a votação inicial para cancelá-la. Foram 20 votos contrários à suspensão, contra 12 a favor, e duas abstenções, o que evidenciou a pouca influência de Caracas em uma região onde o equilíbrio político está mudando.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos