Topo

Obama confia que Reino Unido fará "transição ordenada" para deixar UE

24/06/2016 16h59

Stanford (EUA.), 24 jun (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta sexta-feira que confia que o Reino Unido fará uma "transição ordenada" para deixar a União Europeia (UE), depois a saída do bloco ter sido aprovada ontem em referendo.

No início de seu discurso no encerramento da Cúpula Global de Empreendedores (GES) na Universidade de Stanford, na Califórnia, Obama dedicou alguns minutos para falar sobre o "brexit".

O presidente americano informou que já entrou em contato com o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, e com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, para analisar a situação.

"David foi um amigo e um parceiro destacado no cenário global, com base em nossa conversa tenho certeza que o Reino Unido está comprometido com uma transição ordenada (para sair) da UE", disse.

"Acertamos que nossas equipes econômicas e financeiras permanecerão em estreito contato e que nos concentraremos em assegurar o crescimento econômico e a estabilidade financeira", disse o presidente americano no discurso.

Obama considerou que o resultado do referendo mostra os desafios enfrentados pela sociedade atual, mas reiterou que os Estados Unidos não mudará sua relação econômica e de segurança com as partes.

"Acredito que o voto de ontem mostra os desafios e as mudanças que surgiram pela globalização, mas enquanto a relação entre Reino Unido e União Europeia vai mudar, uma coisa que não vai se modificar é a relação especial que há entre nossas duas nações, isso permanecerá", afirmou Obama.

O presidente americano reiterou que o Reino Unido seguirá como um dos aliados "indispensáveis" para os EUA, assim como a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) se manterá como uma "pedra fundamental para a segurança global".

"Tenho certeza que os valores, incluindo nosso compromisso com a democracia, pluralismo e as oportunidades para todos, continuarão nos unindo", concluiu Obama.