Topo

Sobe para 18 o número de mortos em ataque contra hotel em Mogadíscio

25/06/2016 15h36

Mogadíscio, 25 jun (EFE).- Pelo menos 18 pessoas morreram e 28 ficaram feridas neste sábado em um ataque do grupo terrorista Al Shabab contra um hotel na capital da Somália, em cujo interior ainda há um número indeterminado de reféns, informou à Agência Efe a polícia.

Após a explosão de um carro-bomba nas imediações do hotel Naso-Hablod, um grupo de homens armados entrou nas instalações, onde as forças de segurança continuam com uma operação para libertar os reféns, entre os quais pode haver algum membro do governo.

Embora em um primeiro momento tenha sido comunicado que nove pessoas tinham morrido no ataque, o comandante da polícia Adan Abdikarim confirmou à Efe que o número de vítimas chega a 18, embora ainda não seja um número definitivo.

Abdikarim acrescentou que outras 28 pessoas ficaram feridas e já estão sendo atendidas pelos serviços médicos no lugar do atentado e nos hospitais.

Uma grande coluna de fumaça pode ser vista sobre o hotel Nasa-Hablod, situado ao norte de Mogadíscio e frequentado habitualmente por políticos.

O atentado foi reivindicado pelo Al Shabab, braço da Al Qaeda na Somália, onde nos últimos meses atentou contra vários hotéis e restaurantes da capital.

Esse é o segundo ataque a um hotel feito pelos terroristas no último mês. No dia 1º de junho, 11 pessoas, entre elas vários deputados, morreram em uma ação contra o Hotel Ambassador em Mogadíscio.

Naquela ocasião, os terroristas também detonaram um carro-bomba e invadiram as instalações do estabelecimento, onde começaram a atirar indiscriminadamente.

A milícia islamita Al Shabab anunciou em 2012 a adesão formal à Al Qaeda e luta para instaurar um Estado islâmico de ramo wahabista na Somália, onde controla grandes extensões de território no sul e no centro do país.