PP lidera apuração na Espanha, segundo primeiros resultados

Madri, 26 jun (EFE).- Atualmente no poder na Espanha, o Partido Popular (PP), de centro-direita, lidera a apuração das eleições gerais no país, mas sem a projeção de conseguir a maioria das cadeiras do Congresso necessária para formar o governo sem depender de alianças.

Com 33,49% dos votos apurados, o PP liderava com a projeção de conseguir 131 assentos, contra 92 do socialista PSOE. A coalizão esquerdista Unidos Podemos estava em terceiro lugar, com previsão de 69 cadeiras, e o partido liberal Ciudadanos aparecia em quarto, com 27.

Em relação aos outros partidos participantes, o independentista catalão ERC conseguiria 9 cadeiras, o nacionalista CDC, também da Catalunha, ficaria com 8, e o nacionalista bascos PNV, com 5.

Estes primeiros resultados não alteram significativamente os das eleições realizadas na Espanha em 20 de dezembro de 2015, quando os partidos não foram capazes de escolher, no Congresso, um presidente que pudesse formar o governo.

No entanto, neste segundo pleito, as quatro maiores forças políticas espanholas se comprometeram a fazer com que não haja uma terceira eleição em um curto prazo.

O Congresso dos Deputados tem 350 cadeiras, por isso a maioria necessária para a formação do governo é de 176 deputados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos