Partido nacionalista defenderá País de Gales independente

Londres, 27 jun (EFE).- A líder do partido nacionalista galês Plaid Cymru, Leanne Wood, afirmou nesta segunda-feira que a formação deve fazer campanha por uma "nova união de nações independentes" no Reino Unido, após a vitória do voto para abandonar a União Europeia (UE) no referendo da quinta-feira passada.

"Apesar de esta situação não ter sido criada por nós, o Plaid Cymru acredita que redesenhar o atual Reino Unido é a única opção possível. Uma nova união de nações independentes que trabalhem juntas pelo bem comum", afirmou em entrevista à emissora "ITV".

Até então, o partido nacionalista só tinha falado de um País de Gales independente a longo prazo, mas o voto favorável ao "Brexit" no conjunto do Reino Unido "mudou tudo", comentou Wood.

"Enfrentamos um enorme desafio. Todos nós, independentemente de termos votado por permanência ou saída, devemos estar preparados para ser inteligentes e confiar em nós mesmos para forjar um futuro novo, inclusivo e com objetivos rumo ao exterior para a nossa nação", argumentou.

No País de Gales, 52,5% dos eleitores decidiram romper os laços com Bruxelas, ao contrário do que ocorreu em outras regiões britânicas como Escócia e Irlanda do Norte, onde a permanência na UE ganhou com 62% e 55,8% dos votos, respectivamente.

Tanto em Edimburgo como em Belfast, o resultado da votação levantou vozes a favor de convocar consultas para decidir sobre sua independência em relação ao resto do Reino Unido.

Na Escócia, a ministra principal, Nicola Sturgeon, afirmou que essa possibilidade está sobre a mesa, enquanto na Irlanda do Norte, o republicano Sinn Féin, antigo braço político do IRA, pediu a convocação de um plebiscito sobre a unidade da Irlanda.

Nas eleições gerais britânicas de maio de 2015, o Plaid Cymru obteve mais de 181 mil votos, o que rendeu três deputados na Câmara dos Comuns, com 650 cadeiras.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos