Atentado em aeroporto de Istambul deixou 38 mortos e 120 feridos, diz TV

Istambul, 29 jun (EFE).- Pelo menos 38 pessoas morreram e 120 ficaram feridas no atentado terrorista desta terça-feira no aeroporto internacional de Istambul, segundo a rede de televisão pública turca "TRT".

Entre os mortos há cinco policiais e um cidadão russo, ainda de acordo com a emissora, que também disse que três suicidas cometeram o ataque por volta das 21h30 (hora local; 16h30 de Brasília).

A "TRT" afirmou que houve três explosões provocadas por três terroristas suicidas.

Várias testemunhas contaram que uma das explosões e um primeiro tiroteio aconteceram na entrada do terminal de embarques internacionais, onde fica um primeiro controle de segurança para os viajantes.

Cerca de 50 ambulâncias foram ao local, e segundo a imprensa turca, taxistas também ajudaram a levar feridos a hospitais. O Ministério do Interior organizou um centro de crise para monitorar a situação. Todos os voos foram cancelados.

As autoridades impuseram um embargo à imprensa sobre imagens relacionadas com o atentado.

O aeroporto Atatürk é o maior da Turquia e um dos de maior fluxo de passageiros do mundo: no ano passado, 61 milhões de passageiros utilizaram suas instalações.

A Turquia está em estado de alerta por ameaça terrorista. Istambul foi palco neste ano de dois atentados suicidas atribuídos ao grupo jihadista Estado Islâmico em lugares turísticos e que deixaram 15 mortos.

Em Ancara, dois atentados com carros-bomba reivindicados pelo grupo armado "Falcões pela Liberdade do Curdistão" (TAK, na sigla em curdo), simpatizante do ilegal Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), deixaram mais de 60 mortos.

O TAK se responsabilizou pelo último grande atentado em Istambul, no último dia 6, cometido contra um ônibus da polícia e que deixou 11 mortos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos