Topo

Aeroporto de Istambul volta a funcionar após atentado que deixou 41 mortos

29/06/2016 05h25Atualizada em 29/06/2016 08h33

O aeroporto internacional de Istambul, alvo de um triplo atentado suicida na terça-feira que deixou pelo menos 41 mortos, incluindo pelo menos 13 estrangeiros, e 239 feridos, reabriu após ficar fechado por cerca de cinco horas, no entanto há poucos voos regulares.

Um piloto da companhia aérea Turkish Airlines disse que viu aterrissar um pequeno avião e decolar outro de sua linha aérea, mas considerou que ainda não é possível recuperar a normalidade.

"Não é fácil reabrir o aeroporto ao tráfego. Houve explosões tanto no terminal de chegada como no de partida", afirmou o piloto, cujo voo para um país estrangeiro previsto para esta quarta-feira foi cancelado.

"A Bélgica demorou uma semana para reabrir seu aeroporto. Este é o caminho certo", disse ele, se referindo aos ataques terroristas em Bruxelas, no dia 22 de março, causando as mortes de 32 pessoas.

O Instituto Médico-Legal Turco anunciou nesta quarta-feira que identificou 27 mortos e a emissora CNNTurk afirmou que entre eles estão estrangeiros, mas por enquanto não há informações sobre sua nacionalidade.

Três terroristas suicidas armados com fuzis Kalashnikov abriram fogo contra as pessoas e o pessoal de segurança no controle do terminal de chegada de voos internacionais.

Pouco depois dois deles se explodiram no próprio terminal, e o terceiro no estacionamento. Após o ataque, estava proibida a aterrissagem e decolagem de qualquer avião.

Uma das últimas chegadas no aeroporto tinha sido o avião onde viajava o primeiro-ministro da Albânia, Edi Rama, que aterrissou justamente no momento do ataque.

"Estes terroristas não têm religião, nenhuma fé, não são diferentes dos bárbaros", escreveu Rama em seu Twitter.

De acordo com informações do aeroporto disponíveis na web, a maioria dos voos segue cancelados ou atrasados, apesar de alguns poucos já aterrissaram ou se preparam para a decolagem, tanto no terminal internacional como no doméstico.

Os voos que chegavam durante o fechamento do aeroporto foram encaminhados para a cidade de Esmirna, localizada cerca de 300 quilômetros do sudoeste de Istambul.