UE realizará nova reunião em setembro em Bratislava

Bruxelas, 29 jun (EFE).- Os chefes de Estado e de governo da União Europeia (UE) realizarão uma segunda cúpula sem o Reino Unido em 16 de setembro em Bratislava (Eslováquia) para discutir o futuro europeu após a vitória do "Brexit" no referendo britânico da quinta-feira passada.

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, anunciou a realização desse encontro, de caráter informal, após a realização da primeira reunião de líderes europeus sem o primeiro-ministro britânico, David Cameron.

Os líderes comunitários acertaram hoje uma declaração conjunta na qual se mostram "absolutamente determinados a continuar unidos e trabalhar juntos como 27 (membros)" e incidiram em que a saída do Reino Unido deve ser "ordenada" e "não haverá negociações de nenhum tipo até que o Reino Unido notifique formalmente sua intenção de se retirar".

Os demais Estados-membros asseguram que querem o Reino Unido como "parceiro próximo" no futuro, mas reforçaram que "ter acesso ao mercado único implica aceitar as quatro liberdades, incluindo a liberdade de movimento".

"Não haverá mercado único à carta", ressaltou em entrevista coletiva Tusk, que admitiu que "muita gente na Europa está descontente com o atual estado das coisas e espera melhorias".

"Durante décadas, a Europa trouxe esperança e temos a responsabilidade de voltar a isto", acrescentou.

Tusk explicou que a reunião de hoje foi uma "primeiro troca" dos líderes após o referendo britânico e é muito cedo para tirar conclusões, por isso iniciaram um ano de reflexão sobre o futuro da UE que continuarão na cúpula de 16 de setembro na capital da Eslováquia.

Sobre a relação futura com o Reino Unido, o presidente da Comissão Europeia (CE), Jean-Claude Juncker, insistiu que "sem notificação não há negociação", em referência ao artigo 50 do Tratado, sobre invocar oficialmente Londres para que comece a correr o prazo para pactuar seu processo de retirada da União.

Juncker disse que a "Europa precisa de mais reformas", mas dentro da agenda de trabalho usada atualmente.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos